quinta-feira, 23 de novembro de 2017

DIA MUNICIPAL DA CAPOEIRA, CURITIBA - PR


Largo da Ordem

Capoeiristas se reúnem pelo Dia Municipal da Capoeira

23/11/2017 14:39:00
Mais de 20 grupos de capoeira ressoaram seus berimbaus, agogôs, pandeiros e atabaques para celebrar o Dia Municipal da Capoeira, comemorado nesta quinta-feira, dia 23 de novembro. A manifestação aconteceu nesta quarta-feira (22/11), no Largo da Ordem, e faz parte da programação do Mês da Consciência Negra.
Segundo o assessor de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba, Adegmar Silva Candieiro, a inserção da luta brasileira na cidade teve início na década de 1970 e, desde então, se espalhou por todos os bairros da capital paranaense. “É um patrimônio brasileiro que está em mais de 200 países e é a arte que mais divulga a língua portuguesa no mundo”, ressalta Candiero.
A roda de Capoeira terminou com uma manifestação de amor pela arte afro-brasileira, quando os participantes desenharam um coração no Largo da Ordem. Candiero também ressaltou o programa Capoeira nas Regionais, uma ação conjunta da Prefeitura de Curitiba e Federação Paranaense de Capoeira.
O orientador de esporte e lazer da Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude Rodrigo Fernando Bunese desenvolve aulas de capoeira na Rua da Cidadania da Fazendinha e acredita que essa ação é só um primeiro passo. “A capoeira é muito forte em todas as Regionais, está presente em todos os bairros e possui milhares de praticantes", comentou. 
Para Nadia Alves, presidente da Federação Paranaense de Capoeira o trabalho em conjunto beneficia a todos.  "A união do poder público com a sociedade civil organizada é muito importante para o desenvolvimento e crescimento da capoeira em Curitiba", afirmou.
“O ‘Capoeira nas Regionais’ surgiu de um pedido do prefeito Rafael Greca para realizarmos um Festival de Capoeira nas Regionais. Hoje a capoeira é conhecida no mundo todo pelos seus elementos de luta, dança, ritual, música, história, folclore e arte”, definiu Nadia.
No dia 18 de novembro, em uma ação conjunta da Prefeitura de Curitiba e Federação Paranaense de Capoeira, foi realizada a primeira ação do Capoeira Nas Regionais: Curitiba mostra sua força!
Dia Municipal da Capoeira 
Desde 2007, a  Câmara Municipal de Curitiba instituiu o Dia Municipal da Capoeira no dia 23 de novembro. A data foi escolhida por marcar o aniversário de Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, responsável pelo reconhecimento nacional da capoeira. 
Mestres de Capoeira presentes:
Mestre Déa
Mestre Esquiva
Mestre Feijão
Mestre Kyd
Mestre Pop
Mestra Shaolin
Mestre Tizil

Grupos presentes:

Associação de Capoeira Unidos em Cristo
Berimbau Rosa
Cadência Brasil
Capoeira Show Araucária
Casa Cultural Abaeté
Centro Cultural Baobá
Centro Cultural Humaitá
Centro Cultural Mironga
Centro Cultural Nossa Ginga
Centro Paranaense de Capoeira Cordão de Ouro
Grupo de Capoeira Angolinha
Grupo Esquiva
Grupo Muzenza
Guerreiros dos Palmares
Ilê de Bamba
Kauande Capoeira
Maltas
 
Minas Bahia
Muzambo
Origens Capoeira
Tribus Capoeira

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/capoeiristas-se-reunem-pelo-dia-municipal-da-capoeira/44224

Nenhum comentário:

Postar um comentário