segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

SISTEMA OFICIAL DE GRADUAÇÃO - CBC


SISTEMA OFICIAL DE GRADUAÇÃO

A Confederação Brasileira de Capoeira é entidade nacional de administração desportiva. Foi fundada em 23 de outubro de 1992, e é hoje a única a ser reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro - COB. Filia-se à recém-criada Federação Internacional de Capoeira – a FICA.
* Conforme descrevemos no artigo: graduação na capoeira, com a constituição de 1988, houve nova estrutura na composição desportiva.
CAPOEIRANEWS faz palestras mostrando a visão: capoeira é capoeira, ela tem poder e estrutura independente de qualquer classificação existente.

42 comentários:

  1. Comentarei, a respeito da mesma graduação, a enfocar, ao aspécto do grau do Contra-Meste, que, pelo que pude apurar, seria o grau de junção de todas as etapas de evolução "capoeirística" e que, por isso, ao meu ver,seu cordão deveria ser a, a junção unidora de todas as demais etapas de aprimoramento formativo, já, então, absorvidas, pelo mesmo capoeirante, a ser representado pelo cordão branco-verde, branco-amarelo e branco-azul.

    Portanto, assim, que o mesmo capoeirante se torna, então, Capoeira (verde + amarelo + azul), passa a integrar ao nível de formação, sob o grau do contra-mestrado, afim de que, respectivamente, a aprimorar-se, a abstar-se das demais cores, sob a mesma evolução do processo capoeirístico-pedagógico desenvolvido, junto do mesmo decorrer gradativo de formação:

    VERDE-AMARELO-AZUL: Capoeira;
    BRANCO-VERDE-BRANCO-AMARELO-BRANCO-AZUL: Contra-Mestre;
    BRANCO-VERDE:mestrando 1 Grau;
    BRANCO-AMARELO: Mestrando 2 Grau;
    BRANCO-AZUL: Mestrando 3 Grau;
    BRANCO: Mestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mestrando ???? existe isso na capoeira? , capoeira é faculdade agora?. Com qual fundamento ? qual base, quem inventou?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Outra observação que almejo por apresentar é, a respeito de como devemos, a, um praticante da Capoeira, considerar, pois aluno se designa a academia pedagógica, enquanto capoeirista é o específico praticante do respectivo esporte.

      Por isso, enquanto o praticante não atinge ao grau Capoeira (verde-amarelo-azul), pois desenvolveu as etapas básicas do mesmo esporte, ele deve ser considerado Capoeirista, pois é um praticante que, a almejar por vir-se, a, um Capoeira/formado, tornar,
      põe-se, ao mesmo processo pedagógico, efectuar.

      Excluir
  2. Comentarei, a respeito da mesma graduação, a enfocar, ao aspécto do grau do Contra-Mestre, que, pelo que pude apurar, seria o grau de junção de todas as etapas de evolução "capoeirística" e que, por isso, ao meu ver,seu cordão deveria ser a, a junção unidora de todas as demais etapas de aprimoramento formativo, já, então, absorvidas, pelo mesmo capoeirista, a ser representado pelo cordão branco-verde, branco-amarelo e branco-azul.

    Portanto, assim, que o mesmo capoeirante se torna, então, Capoeira (verde + amarelo + azul), passa a integrar ao nível de formação, sob o grau do contra-mestrado, afim de que, respectivamente, a aprimorar-se, a abster-se das demais cores, sob a mesma evolução do processo capoeirístico-pedagógico desenvolvido, junto do mesmo decorrer gradativo de formação:


    BRANCO: Mestre;
    BRANCO-AZUL: Mestrando 3 Grau;
    BRANCO-AMARELO: Mestrando 2 Grau;
    BRANCO-VERDE:mestrando 1 Grau;
    BRANCO-VERDE-BRANCO-AMARELO-BRANCO-AZUL: Contra-Mestre;
    VERDE-AMARELO-AZUL: Capoeira;

    ResponderExcluir
  3. Todo praticante da Capoeira, a partir do seu batizado, torna-se um capoeirando, pois alemja por vir-se, a tornar, a um Capoeira formado, enquanto que todo Capoeira que almeja por tornar-se Mestre, necessáriamente, ele se torna, mestrando, pois sujeitar-se-á a todo processo pedagógico de amadurecimento, sob desenvolvimento, tanto capoeirístico, quanto humano-social, sob o intuito de preparar, afim de capacitar-se capaz ao grau de Mestre.

    ResponderExcluir
  4. O fundamento que utlizo, a arquetipar, então, embasar, a respeito da mesma idéia/proposta, é a própria estrutura de composição/formação da bandeira e, se Capoeira não é faculdade, também, não pode se portar, sob sistema pedagógico oficial, tal qual a um colégio ou escola, pois, também, não é escola, afim de reportar-se, ao Capoeirista*, enquanto aluno e, independentemente, do ambiente educacional ou não, o ter mestrando é designado a todo aquele que se põe ao desenvolvimento do aprendizado de algo, como faço-Me por recordar, a respeito do filme, em que Daniel San era o discípulo do mestre Miagui, do filme Karate Kid, afinal todo praticante da Capoeira, a partir do seu batizado, torna-se um capoeirando, pois alemja por vir-se, a tornar, a um Capoeira formado, enquanto que todo Capoeira que almeja por tornar-se Mestre, necessáriamente, ele se torna, mestrando, pois sujeitar-se-á a todo processo pedagógico de amadurecimento, sob desenvolvimento, tanto capoeirístico, quanto humano-social, sob o intuito de preparar, afim de capacitar-se capaz ao grau de Mestre.


    *indivíduo/capoeirista que, a almejar, desenvolve ao mesmo processo de aprendizagem e aperfeiçoamento da Capoeira

    ResponderExcluir
  5. ...corrigindo, afim de, ao aperfeiçoamento, valorizar:

    BRANCO: Mestre;
    BRANCO-AZUL: Contra-Mestre Professor;
    BRANCO-AMARELO: Contra-Mestre Monitor;
    BRANCO-VERDE:Contra-Mestre Instrutor
    BRANCO-VERDE-BRANCO-AMARELO-BRANCO-AZUL: Contra-Mestre;
    VERDE-AMARELO-AZUL: Capoeira;

    ResponderExcluir
  6. Leonardo Henrique, como você chegou a essa conclusão?

    (BRANCO: Mestre;
    BRANCO-AZUL: Contra-Mestre Professor;
    BRANCO-AMARELO: Contra-Mestre Monitor;
    BRANCO-VERDE:Contra-Mestre Instrutor
    BRANCO-VERDE-BRANCO-AMARELO-BRANCO-AZUL: Contra-Mestre;
    VERDE-AMARELO-AZUL: Capoeira;)

    ResponderExcluir
  7. Eu procurei por, a seguir a tradição da própria Capoeira, a aprimorar, desenvolver ao mesmo sitema de graduação, a fazer que a Capoeira siga a sua própria, enquanto nacional, tradição, a acompanhar as cores, sob a estrutura geométrica da bandeira brasileira, fim de enfatizar, em si, a Capoeira, enquanto cultura sócio-cultura brasileira, pois não há sentido algum inserir, junto da respectiva, cores adversas, pois, a contrariar, anulariam a própria tradição cultural do respectivo esporte, genuínamente, nacional:

    enquanto
    fruto nacional,
    a graduação da Capoeira tem
    de seguir as cores da bandeira nacional;

    uma vez que:

    o mesmo esporte
    da Capoeira
    é um fruto sócio-cultural
    da nação brasileira!

    Uma vez que carece por evoluir, produrei por aplicar-lhe, a respeito d'uma estrutura pedagógica, a partir da mesma ordem das figuras geométricas da mesma bandeira, a correrlacionar-se, as respectivas cores de cada uma delas.

    Nada, mais, puro, enquanto genuíno!

    Atenciosamente...
    ...https://www.facebook.com/leonardohenrique.pereirasilva/about?section=bio&lst=100000246472202%3A100000246472202%3A1565498962

    ResponderExcluir
  8. O Contra-Mestre carece por ser a união das três cores primárias (verde, amarelo e azul, junto do brnaco), afim de representar que o mesmo Capoeira, sob zelo, desempenhou, bem, ao seu papel de aprendizado e desenvolvimento da mesma arte, a ornar-se, por conseguinte, ápto, enquanto capaz, de, a assumira a respectiva responsabilidade, então, desempenha, fidedígnamnte, a postura d'um aspirante a nível de Mestre, sob inquebratável êxito, a demonstrar-se ápto, a responsabilidade do mesmo nível do respectivo esporte.

    ResponderExcluir
  9. Por favor, se houver, a respeito de alguma dúvida ou comentário, apresenta-lhe-Nos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então boa tarde se o capoeirista chega a branco e azul ele e Contranestre! Depois vem o cordel branco ele e Mestre então ele não precisa coloca um lacque de Mestre 1 2 3 porque ele já está com o cordel branco abraços

      Excluir
  10. A Capoeira tem
    de se inovar,
    afim de que
    se possa perpetuar;

    de modo que:

    não se faça por
    abnegar sua tradição,
    a fazer-se faz por seguir
    a pátria da sua nação;

    dessa forma:

    a graduação
    da Capoeira
    tem de seguir as cores
    da bandeira brasileira;

    por isso:

    o mesmo modo
    pedagógico propicia
    que, da Capoeira,
    permaneceça-se a magia!

    ResponderExcluir
  11. Foi-se comentado, a respeito de que não é faculdade, afim de considerar-se, a repeito das etapas do Contra-Mestre, então, Eu pergunto, porque, então, é definido, quanto ALUNO, ao praticante da Capoeira, até, tornar-se um Capoeira; onde está a coesão, junto da mesma abordada elucidação, afim de insinuar que não é curso de mestrado, uma vez que o capoeirista é deixado de lado, sendo considerado aluno?

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde gostaria de saber a respeito do meu cordão verde amarelo azul e branco ainda e reconhecido como professor

    ResponderExcluir
  13. ...ante a estrutura geométrica da própria bandeira.

    ResponderExcluir
  14. O atual sistema de graduação
    permanece vigente.
    Eu, apenas, apresentei, a respeito
    d'um, mais, pedagógicamente, coerente*!


    *ante a estrutura geométrica da própria bandeir, a partir da "capoeirística" tradição.

    ResponderExcluir
  15. Onde posso ver se meu nome está na lista da confederação brasileira de capoeira?

    ResponderExcluir
  16. Se fossemos seguir a tradição a capoeira não teria cordão e nem nomenclaturas, apenas praticantes

    ResponderExcluir
  17. Muito bom... prático, explicado, sem exageros, cores brasileiras, combinações lindas... títulos apropriados. Muito bom!

    ResponderExcluir
  18. Olá só praticamente de capoeira desde 96 gostaria de saber se tem como fazer um curso de professor de capoeira

    ResponderExcluir
  19. Olá só praticamente de capoeira desde 96 gostaria de saber se tem como fazer um curso de professor de capoeira.

    ResponderExcluir