sábado, 5 de setembro de 2015

MESTRE PARANÁ


Paranauê, Paranauê, Paraná!
Mestre Paraná (Osvaldo Lisboa dos Santos 1922 - 1972), fundador do Grupo Capoeira São Bento Pequeno nos anos 50, do qual constitui toda a formação do grupo Muzenza. Mestre Paraná iniciou na capoeira aos 10 anos de idade, na região do Alto das Pombas, no bairro da Federação em Salvador no ano de 1932, com o mestre Antonio Corró, que nasceu em 1870, sendo ex-escravo, analfabeto e carroceiro do Cais Dourado, em Salvador Bahia.
Participou também no filme "O Pagador de Promessas, viajou por todo o Brasil, mostrando a capoeira e o som do seu berimbau, gravando um compacto duplo pela CBS em 1963, "Capoeira Mestre Paraná", com toques de Angola, São Bento Grande, São Bento Pequeno e o corrido Avise A Meu Mano.
No dia 7 de Março de 1972, no IAPASE (Rio de Janeiro), quando estava tocando seu berimbau e cantando, foi vítima de um súbito colapso cardíaco onde veio a falecer.
Parabéns aos discípulos do Mestre Paraná e ao Mestre Polaco por ajudar a manter viva essa história, aliás, história essa que é parte importantíssima de nossa identidade cultural e de luta de resistência.
Mestre Paraná, iniciava suas apresentações, com a famosa cantiga...

Ê Paraná,ê Paraná!
Paraná,meu Paranaguá!
Ê Paraná,terra da boa madeira.
Ê Paraná,aqui estão seus capoeiras.
Ê Paraná,tocando seu berimbau.
Ê Paraná,reco-reco e pandeiro.
Eu vou ver lampião de amor,ê Paraná.
ê Paraná,ê Paraná.

3 comentários:

  1. Obrigado meu amigo/irmão Mestre Índio,pela lembrança.O que faço é,e você sabe,tão somente honrar e dignificar a memória de nosso querido e saudoso Mestre e COM O APOIO DE TODOS OS DISCÍPULOS DELES que ainda estão entre nós(ìndio,Malhado,Mintirinha,Marreta,Pé de Valsa,Neguinho da Madade,Denis,Bira Costeleta,Lambido e outros mais).Porém,permita-me uma pequena correção Mestre Paraná nasceu em 1922 e não 1923....a data exata é 25 de setembro de 1922.E acrescentar que o mesmo veio para o Rio de Janeiro em fevereiro de1945 como prova disto temos:Ata de fundação do TEN - Teatro Experimental do Negro(junto com Abdias do Nascimento,Ruth de Souza,Haroldo Costa,etc)de MARÇO DE1945 quando cita Osvaldo Lisboa dos Santos(Mestre Paraná)sócio fundador matrícula de número 26 ,outra prova em 18 de novembro de 1945 nasce no RJ na Casa de Saúde e Maternidade Laranjeiras(no bairro do mesmo nome)Célia Maria Lisboa dos Santos,filha legítima do Mestre reconhecido pelo próprio em certidão de nascimento e por último a admissão dele no IPASE em junho de 1945 como Artífice Especializado(só não lembro agora o número do registro,mas tenho guardado).Depois disto...só me resta mais uma vez agradecer e colocar-me sempre às ordens para TUDOO QUE FOR PRECISO E NECESSÁRIO para obem de nossa nobre arte.Iêêêêêêêê!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, gostaria da informação de quem ficou responsável após o falecimento do querido mestre Polaco. adanilse@gmail.com

      Excluir
  2. E o mestre mineirinha entra onde na história galera ???

    ResponderExcluir