terça-feira, 12 de junho de 2018

VERDADEIRA HISTÓRIA DA MÚSICA: "AVISA MEU MANO"


Mestre Paraná

Mestre Genaro
A música AVISA MEU MANO que é de autoria de MESTRE PARANÁ, é sempre cantada de forma errada em quase todas as rodas.
As pessoas cantam: "Avisa meu mano, CAPOEIRA mandou lhe chamar". Está errado, o certo é "Avisa meu mano, que MAMÃE mandou lhe chamar". A "mamãe"no caso é Tia Maura, esposa do Mestre Paraná. E como era praxe antigamente, essa música tem uma história, um por que...
Segundo informações do mestre José Roberto Rocha (discípulo direto de mestre Paraná).
Mestre paraná era quem comandava a orquestra na academia do mestre Arthur Emídio no fim dos anos 50 quando o mestre inaugurou a academia na rua Manoel de Moraes. Próximo a esta academia havia uma tendinha onde o dono tinha o apelido de TURCO porém o mesmo não era turco, nesta tendinha o pessoal se reunia após o treino para tomar umas cervejas o que era comum na época.
Certo dia mestre Arthur Emídio avisou que haveria uma exibição de capoeira, mas neste dia mestre Genaro não foi, mestre Paraná então deixou um recado na tendinha avisando do show que ocorreria no dia seguinte, mas mestre Genaro também acabou por não passar na tendinha então mestre Paraná com raiva fez esta cantiga:

"Você não apareceu ontem a noite na tendinha,
avisa meu mano, avisa meu mano
avisa meu mano mamãe mandou lhe chamar

Eu deixei este recado com a filha da visinha
mas você não apareceu ontem a noite na tendinha
avisa meu mano, avisa meu mano
avisa meu mano mamãe mandou lhe chamar"

Observação: Genaro, era aluno de capoeira do Artur Emídio...e aluno de berimbau, pandeiro, etc...de ritmo do mestre Paraná. Tornaram-se grandes amigos. Genaro é primo legítimo (em 1° grau do Mestre Caiçara. A mãe de Genaro era irmã da mãe do Caiçara).
Agora Dona Maura.....a Tia Maura, essa era A MÃE DE TODOS NÓS....Paraná, não seria o mesmo se não existisse Tia Maura....era ela que lavava nossos uniformes depois de cada exibição...era ela quem lavava um por um de cada um de nossos tênis branco, depois de cada exibição (e depois de secos, passava giz em cada um deles pra ficar mais branquinho), era ela que preparava nosso café da manhã quando chegávamos bem cedinho, depois de uma noitada de capoeira na quadra da Mangueira (escola de samba), era ela que preparava nossa comida (almoço ou jantar) quando saíamos para exibições, era ela quem cuidava de todos os detalhes e de tudo que fazíamos na capoeira...que nos rezava, com suas rezas FORTES E PODEROSAS....que conhecia todas as nossas namoradas e que nos aconselhava nas desavenças.....SANTA TIA MAURA.....IGUAL A ELA NINGUÉM NUNCA MAIS....
Fonte: facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário