"No
uso do berimbau dentro da tradição da capoeira, os elementos
sonoros a serem levados em conta são as duas notas de corda, quando
percutida com o vintém encostado à corda (aguda) e a corda solta
(grave); o repique devido ao fato de encostar o vintém (ou pedra, ou
arruela) de leve contra a corda, uma espécie de enfeite dessas duas
notas principais; e o uso do caxixi. Aliás o repique é
interessante, pois o instrumentista, apesar da ausência de
conhecimento musical teórico, com sua intuição e criatividade
adorna as duas notas básicas com o chiado do repique. Na grafia
leva-se também em conta que, ao fazer o repique, a cabaça se
encontra colada ao corpo do instrumentista, e quando damos a nota
grave, ou aguda, afastamos mais, ou menos do corpo, criando uma
modificação sonora.
O
berimbau é um caso interessante, pois tem a possibilidade de
misturar o “som indeterminado” com o “determinado”. Na
capoeira ele é usado com o som indeterminado, mas pode-se afinar o
berimbau para que sua nota grave emita uma das notas da escala
musical – um dó, ou um ré, ou um sol etc.-, e este som
determinado, misturado ao do repique do caxixi, indeterminados,
proporciona uma riqueza de recursos bastante interessante, criando
uma atmosfera fora do comum, além de dar uma constância rítmica
muito forte."
Trecho
extraído do livro: CAPOEIRA os fundamentos da malícia, autor Nestor
Capoeira, editora Record, edição 1992. Página 116.
Entao gostaria que me explicassem por que o maestro da Orquestra Sinfonica do Teatro Municipal,pedia ao Mestre Parana que tocasse o seu berimbau pelo meio da orquestra,antes das apresentaçoes,para que todos os intrumentos da orquestra fossem afinados A PARTIR DO BERIMBAU DO MESTRE???
ResponderExcluirE por que os berimbaus do Mestre Parana tinha as marcaçoes da escala musical normal( as 7 notas)?
ResponderExcluirEstou iniciando minha caminhada nas escalas musicais, e quero ter contato com vcs 11951256241
ResponderExcluir