segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

FALECIMENTO DO MESTRE SABÚ


Em homenagem ao Mestre Sabu que faleceu hoje 27-02-2017 com 76 anos de idade.
Mestre Sabú: Manoel Pio de Sales, nasceu em Goiás no dia 06-05-1940 e ainda criança se mudou pro Salvador aonde aprendeu capoeira com entre outros: Mestre Pastinha, Mestre Noronha e Mestre Caiçara que segundo ele, lhe formou. Já na década de 60, Mestre Sabú estava de volta em Goiania aonde começou a dar aula de luta e também de Capoeira Angola formando o seu grupo: Terreiro de Capoeira Angola.
Mestre Suíno dedicou um livro a ele e o outro pioneiro de capoeira em Goiás, Mestre Osvaldo, que trouxe Mestre Bimba e sua família pra lá.
O outro livro do Emilio Vieira é de 1973 e conta sobre a capoeira em Goiás e mostra inclusive fotos do Mestre Sabú demonstrando golpes de capoeira com um aluno seu na época. Foi um Mestre único e se apresentava nos últimos anos de terno nas rodas e eventos de capoeira.
O projeto "Tribute to the Mestres" do Mestre Maxwel e parceiros fez uma homenagem ao Mestre e conseguiu ajudar ele também financeiramente no final da sua vida, que é bom e importante. Sobre este projeto que valoriza e apoia Mestres antigos de capoeira, vou contar mais, no próximo post.
fonte: facebook / Jeroen Verheul Rouxinol Capoeira

5 comentários:

  1. "Mestre Sabú", perda irreparável para capoeira no estado de Goiás e brasileira. Tenho orgulho de ter seus ensinamentos em meu currículo. Passou pra mestre Urso que passou pra mim. Inst. Tuchê.

    ResponderExcluir
  2. Nossa agora que vi?nao sabia uma perca irreparavel. Um homem mt.educado inteligente.

    ResponderExcluir
  3. Uma perca aos goianos irreparavel.

    ResponderExcluir
  4. Tive bons momentos ao lado de uma pessoa sabia; aprendi mt.so agora soubi do fato.

    ResponderExcluir
  5. Pra mim mais que um mestre. Um irmão diante de Deus e de Jesus. Um mestre pai, mãe, amigo, colega, parceiro,professor e filósofo. Uma grade perca!

    ResponderExcluir