terça-feira, 5 de maio de 2015

3º Congresso Nacional Unitário de Capoeira

3º Congresso Nacional Unitário de Capoeira,
previsto para junho deste ano, no Rio de Janeiro

A Fundação Cultural Palmares (FCP-MinC) sediou, nesse domingo (08/03), o lançamento das teses que vão nortear os debates do 3º Congresso Nacional Unitário de Capoeira, previsto para junho deste ano, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu em Brasília, 62 dirigentes que compõem organização do Congresso e teve como objetivo principal produzir propostas que ajudem o Estado a elaborar políticas públicas que fortaleçam, desenvolvam e garantam a prática da capoeira.
O coordenador nacional do Congresso, Jairo Júnior, explica que será elaborado um documento, a ser encaminhado para os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com um relato sobre o que pensa a comunidade capoeirista brasileira. Segundo Jairo, temas como o ensino da capoeira nas escolas, a relação com cultura e a questão racial, a participação das mulheres e a necessidade de profissionalização prática terão atenção especial no debate.
“O objetivo maior da nossa luta é cobrar do Estado o reconhecimento formal da prática e do desempenho profissional das pessoas que vivem da capoeira, seja dando aula, apresentando sua arte, produzindo ações que a como origem e, acima de tudo, produzindo o que a capoeira tem de mais importante que é o saber cultural e popular,” reforçou Jairo Júnior.
O presidente da Fundação Palmares, Hilton Cobra participou da reunião é destacou a participação da Palmares no sentido de manter viva a prática da capoeira. “Ao longo de toda a existência da Palmares fortalecemos nossa parceria com as entidades, mestre e todos que colaboram para a manutenção desse nosso patrimônio. Reconhecemos que a prática da capoeira tem importância não só na questão cultural mas, principalmente no que se refere a identidade brasileira”, destacou.
www.palmares.org.br/ juliana. silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário