terça-feira, 19 de abril de 2016

O ENRAIZAMENTO DA CAPOEIRA NA VIDA BRASILEIRA


1577

Primeiro registro do vocábulo “capoeira” na língua portuguesa: Padre Fernão Cardim (SJ), na obra “Do Clima e da Terra do Brasil”. Conotação: vegetação secundária, roça abandonada.

1640
Início das invasões holandesas. Desorganização social no litoral brasileiro. Evasão dos escravos africanos para o interior do Brasil. Aculturação afro-indígena. Organização de dezenas de quilombos. Surgem as expressões: “negros das capoeiras”, “negros capoeiras” e “capoeiras”.

1770
A mais antiga referência da Capoeira enquanto uma forma de luta surge neste ano, vinculando-a ao tempo do Vice-Rei Marquês do Lavradio no Rio de Janeiro, em que já havia o sentido de “amotinados” aos seus praticantes (Edmundo, 1938).

A cronologia que prova o enraizamento da capoeira na vida brasileira, nos dá a sustentação para o nosso próximo passo na história da capoeira e dos capoeiristas. Temos a memória desse país, passamos por todos os momentos da vida brasileira, estivemos presente em todos os eventos no país, estamos na gênesis dessa nação. Hoje sentimos a necessidade de constituirmos um partido político para participarmos ativamente nos destinos do Brasil. Quando diversos partidos proclamam ideologias para tocar nosso país, nós capoeiristas temos: filosofia, ética, princípios que fazem parte da nossa árvore brasileira, portanto muito temos para contribuir.
A nação brasileira tem valores que necessitam ser exercitados. Na vida dos capoeiristas muito desses valores estão em prática, às vezes timidamente, porque não há interesse das correntes políticas em revelar os atributos brasilianistas. Hoje é tempo dos capoeiristas revelarem todo potencial interno da capoeira. Pedimos aos capoeiristas ligados à área de sociologia, filosofia e outras atividades acadêmicas, que formem núcleo de estudos para pesquisar esse potencial da capoeira.
Nossa memória pode revelar toda experiência de séculos, esse conhecimento que ainda não passou pelo intelectualismo acadêmico e agora vamos canalizar para a humanidade.

A celebração da capoeira vai contagiar o mundo. E o mundo não terá uma ideologia mas a realidade da confraternização. Por isso que a capoeira cresce assustadoramente, tanto no Brasil como no mundo.
www.capoeiranews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário