quinta-feira, 20 de agosto de 2015

CAPOEIRA DANÇA-LUTA À BRASILEIRA (final)


AS CHULAS

As chulas são as músicas que dão vida as rodas de capoeira. O seu ritmo ditam as normas do jogo. Se são rápidos, o jogo também é. Suas letras são verdadeiros lamentos e retratam à época da escravidão ou pós escravidão, quando o negro continuou a passar quase que as mesmas privações.

“Torpedeira Piauí
encoraçado na Bahia
Mataram Chico Mineiro
dentro da delegacia
Delegado me chamou, oh meu Deus
Dentro da secretaria
pra prestar depoimento
daquilo que eu não sabia, camará

….
A pé de mim tem um vizinho
que enricou sem trabalhar
meu pai trabalhou tanto
mas nunca pôde enricar
não deitava uma noite
sem que deixasse de rezar

....
Menino deixa de vadiar
Vê se ganha um vintém
No céu entra quem merece
Na terra vale é quem tem
Passar bem ou passar mal
mas tudo no mundo é passar, camará..”

OS GOLPES

A capoeira tem mais de 30 golpes traumáticos e cerca de 26 desequilibrantes, além de suas variações, sem contar as esquivas. O capoeirsia bate com os pés as mãos e a cabeça. Quase todos golpes envolvem um movimento coordenado de todo o corpo.
O capoeirista raramente ataca em linha reta. Utiliza-se da ginga para confundir o adversário e abrir sua defesa, e costuma aplicar os golpes nos momentos mais inesperados, partindo de posições que ao iniciado parecem impossíveis de permitir um movimento agressivo. O capoeirista quase sempre faz um movimento enganador antes de atacar. Nunca faz o que ameaça fazer. A malícia é indispenável no jogo da capoeira.
Cabeçada, rasteira, chapa, aú, rabo-de-arraia, benção, boca-de-calça, negativa, armadas, vôo-do-morcego são nomes de alguns golpes agressivos e defensivos da capoeira. Alguns golpes recebem nomes diferentes na Bahia, Guanabara ou Recife. Mas é tudo capoeira. Arte de se defender e atacar descontraído, uma briga de brigar sorrindo.

JB – 15 de dezembro de 1970. Cesarion C. Praxedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário