AS
CHULAS
As
chulas são as músicas que dão vida as rodas de capoeira. O seu
ritmo ditam as normas do jogo. Se são rápidos, o jogo também é.
Suas letras são verdadeiros lamentos e retratam à época da
escravidão ou pós escravidão, quando o negro continuou a passar
quase que as mesmas privações.
“Torpedeira
Piauí
encoraçado
na Bahia
Mataram
Chico Mineiro
dentro
da delegacia
Delegado
me chamou, oh meu Deus
Dentro
da secretaria
pra
prestar depoimento
daquilo
que eu não sabia, camará
….
A pé
de mim tem um vizinho
que
enricou sem trabalhar
meu pai
trabalhou tanto
mas
nunca pôde enricar
não
deitava uma noite
sem que
deixasse de rezar
....
Menino
deixa de vadiar
Vê se
ganha um vintém
No céu
entra quem merece
Na
terra vale é quem tem
Passar
bem ou passar mal
mas
tudo no mundo é passar, camará..”
OS
GOLPES
A
capoeira tem mais de 30 golpes traumáticos e cerca de 26
desequilibrantes, além de suas variações, sem contar as esquivas.
O capoeirsia bate com os pés as mãos e a cabeça. Quase todos
golpes envolvem um movimento coordenado de todo o corpo.
O
capoeirista raramente ataca em linha reta. Utiliza-se da ginga para
confundir o adversário e abrir sua defesa, e costuma aplicar os
golpes nos momentos mais inesperados, partindo de posições que ao
iniciado parecem impossíveis de permitir um movimento agressivo. O
capoeirista quase sempre faz um movimento enganador antes de atacar.
Nunca faz o que ameaça fazer. A malícia é indispenável no jogo da
capoeira.
Cabeçada,
rasteira, chapa, aú, rabo-de-arraia, benção, boca-de-calça,
negativa, armadas, vôo-do-morcego são nomes de alguns golpes
agressivos e defensivos da capoeira. Alguns golpes recebem nomes
diferentes na Bahia, Guanabara ou Recife. Mas é tudo capoeira. Arte
de se defender e atacar descontraído, uma briga de brigar sorrindo.
JB –
15 de dezembro de 1970. Cesarion C. Praxedes
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