terça-feira, 8 de dezembro de 2015

CAPOEIRA: 7 MILHÕES DE PRATICANTES


Grande Mestre Paulinho Meia Lua, é pertinente a sua inquietação (texto anexo abaixo) e gostaria de alertá-lo para os tempos que virão. Quando estimamos que o movimento da capoeira atingirá 10 milhões de praticantes no Brasil, hoje somos 7 milhões de praticantes. O quadro que você desenha atualmente vai crescer muito mais. Sem querer profetizar: talvez as autoridades terão de tomar alguma atitude. O que nos decepciona, porque deveríamos nos antecipar nas providências de gestão dessa situação que se apresenta.
Quando pensamos a capoeira não podemos nos excetuar da sociedade brasileira, somos parte dela e nunca seremos exceção.
O problema está na sobrevivência. Quando alguém estuda e busca uma formação profissional, ele espera que esta formação lhe dê certo retorno. Os que se envolvem com a capoeira percebem um caminho de realização, até mesmo pelas referências que ele vê ao seu redor: os capoeiras são ídolos, tem liderança, motivos que mexe com a vaidade e desperta o ego.

Nos anos 70, quando começamos a organizar o movimento da capoeira no Rio de Janeiro, tivemos o cuidado de divulgar no caderno de eventos do campeonato de capoeira da Federação Carioca de Pugilismo a lista de associações de capoeira reconhecidas pela Federação. Assim estávamos apresentando à população o que havia de melhor para o aprendizado da capoeira. Foi um modo de credenciar e incentivar as associações de capoeira. Talvez isso seja uma referência para a FECARJ começar um trabalho no Rio de Janeiro. Não estou bem certo, mas o Rio de Janeiro possui 9 federações de capoeira, então temos um problema de credibilidade (em quem devo confiar, quem pode me orientar).
Pensei na ideia de criarmos a Casa do Capoeira, ela teria os mesmos objetivos do SEBRAE, ajudando e orientando os capoeiras e associações de capoeira. Talvez ela possa ser um projeto dentro da Federação. O ideal seria criarmos a Ordem dos Capoeiras do Brasil, então todas as confederações, ligas e associações estariam dentro da Ordem. A Ordem seria uma autarquia federal para regularizar e fiscalizar.
Penso que você necessita criar uma equipe para encaminhar as necessidades dos capoeiras e trabalhar pelo futuro dos capoeiras.
Capoeiranews deseja que o Mestre tenha êxito nessa jornada.


"BOA TARDE !
BOM, SEI QUE SOU CHATO E QUE TENHO FAMA DE NERVOSINHO, EMBORA QUE NINGUÉM TENHA ME VISTO EM CONFUSÕES E ESTOU SEMPRE APAGANDO FOGO AQUI E ALI.
TAMBÉM NÃO SOU PALMATÓRIA DO MUNDO E NEM TÃO POUCO SOU DONO DA VERDADE. PORÉM :
TENHO OUVIDO MUITO POR AI E AS PRINCIPAIS QUEIXAS SÃO :
- SAÚDE , DESVALORIZAÇÃO E EXTINÇÃO DO MESTRE CAPOEIRA.
-TODOS QUEREM STATUS DE MESTRE ( MAS NÃO QUEREM ESPERAR SEU TEMPO E NÃO VALORIZAM SEUS PRÓPRIOS MESTRES ),
PESSOAS QUE COM DOIS ANOS DE CAPOEIRA FAZEM SEUS LOGOS, FUNDAM SEUS GRUPOS, CRIAM SUAS GRADUAÇÕES E SAEM POR AI DANDO PORRADA NOS OUTROS,
- FAZEM EVENTOS, CONVIDAM DEUS E O MUNDO SEM A PARTICIPAÇÃO DE SEUS MESTRES.
VOU ME ATER NO MOMENTO SOMENTE A ESSES TÓPICOS ( SE ALGUÉM TIVER SACO PRA LER ).
OUVI DE UM MESTRE O SEGUINTE
: "agora que vejo que os mestres antigos tinham razão de não deixar os alunos nem chegarem perto de quando eles conversavam
aos alunos ... ouvir papos dos Mestres agora é curso" "Ninguém mais curte ser aluno"Criaram muitas patentes"

DIGO QUE SIM OS MESTRES ANTIGOS SABEM O QUE FALAM.
NÃO SE APRESENTA EM UM EVENTO, QUEM NÃO É MESTRE.
NÃO SE VAI A EVENTO DE QUEM NÃO É MESTRE E NÃO PÓE O NOME DE SEU MESTRE NO CONVITE
PATENTE É PARA QUEM FAZ JUZ A ELA
SE OS MESTRES DO PASSADO FAZIAM DAQUELA FORMA, É PORQUE TINHA UM MOTIVO.
O MOTIVO É ESSE QUE ESTAMOS VENDO, UM VERDADEIRO " BUNDALÊLÊ " NINGUÉM QUER SER CHAMADO DE ALUNO.
O CARA VAI DORMIR HOJE, TOMA UMA PÍLULA E AMANHÃ ACORDA COM ROUPA, PATENTE E STATUS DE MESTRE E AINDA HÁ QUEM BATA PALMAS.
O PROBLEMA COMEÇA DENTRO DE CASA. SE NÃO DAMOS EDUCAÇÃO E DIRETRIZ A NOSSOS FILHOS, O QUE ESPERAR DELES ?
AS PATENTES DENTRO DA CAPOEIRA, HÁ MUITO JÁ FORAM REGISTRADAS, É SÓ SEGUIR. MAS POR EGOCENTRISMOS , SABE-SE LÁ QUANTAS MAIS IRÃO INVENTAR PARA TORNAR A BAGUNÇA AIDA PIOR.
PIOR SEMPRE PODE FICAR.
EXISTEM ÓRGÃOS REGULADORES PARA ISSO QUE SÃO AS FEDERAÇÕES, PORÉM NINGUÉM QUER ORDEM, ALIÁS, QUEM NÃO QUER ORDEM É PORQUE NÃO TEM FUNDAMENTO.
A CAPOEIRA É DIFERENTE DE TUDO E DE TODAS AS ARTES MARCIAIS, POIS NÃO É A VALENTIA, DESORDEM E PRECIOSISMO INDIVIDUAL QUE SE VAI A MESTRE E SIM PELO TEMPO, TRABALHO E DEDICAÇÃO A ARTE.
MAS NINGUÉM QUER ESPRAR PELO TEMPO.
COMPRAM, VENDEM, TROCAM, SORTEIAM, JOGAM AVANÇO, PRODUZEM SUAS PRÓPRIAS
PATENTES E AS IMPÕE A UMA ORDEM HÁ MUITO JÁ ESTABELECIDA.
E SE HOJE ELES ESTÃO APRENDENDO A CAPOEIRA, É PORQUE NÓS SEMPRE OBEDECEMOS AO TRIPÉ ESTABELECIDO PELOS VELHOS MESTRES , OU SEJA : HONRA RESPEITO E LEALDADE.
O QUE NO PRESENTE ESTÁ SENDO JOGADO AOS PORCOS.
E INTERESSANTE É QUE ELES PRÓPRIOS E ALGUNS QUE SE DIZEM ANTIGOS ( E AS VEZES ATÉ SÃO ), CONTRIBUEM PARA QUE ESTA BAGUNÇA SE PERPETUE.
MESTRE MARTINS SEMPRE DISSE QUE EU SOU UM SONHADOR, UM ROMÂNTICO SEM CURA. PORÉM, NÃO É BEM ASSIM. O QUE EU GOSTO É DA CAPOEIRA E SEUS FUNDAMENTOS, PRESTIGIAR OS GRANDES MESTRES QUE AINDA ( GRAÇAS A DEUS ) ESTÃO NESTE PLANO TERRENO.
MAS O QUE UNS POUCOS QUEREM ( E ESTÃO CONSEGUINDO ) É DESESTABILIZAR UMA ORDEM QUE EXISTE HÁ SÉCULOS E SEMPRE SOBREVIVEU AOS DE FORA E QUE AGORA, COMO CUPINS, OS DE "DENTRO " ESTÃO EXTINGUINDO.
HOJE, A FIGURA DO MESTRE DEU LUGAR AO NOME DO GRUPO E GRUPO PODE SER QUALQUER UM, MAS UM MESTRE VERDADEIRO É INSUBSTITUÍVEL.
QUEM NÃO SABE CUMPRIR ORDEM, NÃO SERVE PARA COMANDAR. QUEM NÃO SABE ESPERAR POR SEU TEMPO, NÃO TEM DIREITO DE COBRAR O TEMPO DOS OUTROS. E DE FATO COM ESSA ATITUDE ESTÃO DANDO UM TIRO NO PRÓPRIO PÉ. POIS O QUE FAZEM HOJE COM A ARTE E COM SEU MESTRE, EM UM FUTURO BEM PRÓXIMO SEUS "ALUNOS " CERTAMENTE FARÃO COM ELES.
E QUERO VÊ-LOS E OUVI-LOS RECLAMANDO DISSO.
SIM A CULPA É NOSSA !! SEMPRE DISSE ISSO.
VEJO "MESTRES" FORMANDO QUEM NÃO É SEU ALUNO. VEJO "MESTRES " VENDENDO PATENTES . VEJO "MESTRES " DESONRANDO O TÍTULO, VEJO MESTRES DANDO PATENTES POR MEDO DO ALUNO. VEJO MESTRES ACOITANDO ALUNOS EXPULSOS POR JUSTO MOTIVO, DE SEUS GRUPOS.
NA VERDADE, NÃO VEJO MESTRES E SIM VENDILHÕES, COVARDES QUERENDO SE DAR BEM EM CIMA DOS VERDADEIROS BALUARTES E DA PRÓPRIA CAPOEIRA.
SINTO MUITO PELO DESABAFO, PORÉM NÃO GOSTO DE SER APRESENTADO E COMPARADO COMO MESTRE COM PESSOAS QUE SEQUER SABEM SE PORTAR COMO TAL. SEM SEQUER TER POSTURA E CONHECIMENTO MÍNIMO PARA ASSIM SER CHAMADO.E RESPEITADO.
VIAJAM NO TÍTULO SEM O MERECÊ-LO.
NÃO TENHO NADA COM A VIDA DOS OUTROS , SE COMPRAM, VENDEM, RIFAM, SE NÃO SÃO O QUE SE APRESENTAM, PORÉM SER COMPARADO A ELES É JOGAR LAMA EM TODOS OS ANOS QUE DEDICO A CAPOEIRA E RESPEITO QUE TENHO POR NOSSOS ANCESTRAIS.
TENHO MUITO A APRENDER AINDA, PORÉM NÃO POSSO CONTINUAR CALADO VENDO O QUE ESTÁ POR AÍ. NÃO ME QUEIRAM MAL, POIS SÓ QUERO BEM A NOSSA NAÇÃO E A CAPOEIRA. RESPEITO A TODOS INCLUSIVE A ESSES MAL INFORMADOS E FORMADOS. TUDO FAZ PARTE DO CRESCIMENTO. NÃO TRIPUDIO NEM DESMEREÇO NINGUÉM POIS DE ALGUMA FORMA TEM SEU VALOR ( INCLUSIVE PARA MOSTRAR COMO NÃO SE FAZ ). MAS DESEJO VER A CAPOEIRA EM UM PATAMAR BEM ALTO NA SOCIEDADE.E NÃO MAIS SERMOS TRATADOS COMO PAPEL SANITÁRIO ( USOU, JOGA FORA ). SE NÃO NOS RESPEITARMOS, NÃO SEREMOS RESPEITADOS POR NINGUÉM. AXÉ !"
Paulinho Meia Lua
07 de dezembro de 2015 (facebook)


Nenhum comentário:

Postar um comentário