quarta-feira, 2 de março de 2016

GALO JÁ CANTOU (1)



GALO JÁ CANTOU (1)

Os capoeiras estão conseguindo mostrar a capoeira na sua devida dimensão, propriedades e abrangência? Com isso queremos mostrar que necessitamos ser mais objetivos para com os órgãos governamentais.
Primeiro, capoeira é capoeira, não podendo enquadrá-la nas classificações tradicionais das legislações vigentes no país. Assim, é preciso entender a posição supra-constitucional que a capoeira tem pela sua própria abrangência. Capoeira tem de ser visto como uma nova ciência, com vida própria e uma extensa disciplina curricular.
Capoeira engloba: luta, dança, atividade desportiva, música (percussão, ritmo, canto), filosofia, cultura, musicoterapia, terapia, fisioterapia e medicina vibracional.
Uma roda de capoeira necessita de algumas habilidades que não se conquista em pouco tempo, pede daquele que à pratica, perfeito domínio de habilidades, invejável a qualquer área de atividade vigente na sociedade atual.
A falta de qualquer elemento na composição da roda de capoeira é suficiente para a quebra do ritual da capoeira. A energia que deve ser gerada para a alegria de uma roda, passa pela percepção apurada do Mestre que conduz a roda e também por consequência a baixa vibração do jogo da capoeira.
O Mestre ou capoeirista que conduz uma roda de capoeira é resultado de um processo de trabalho que seria cobiçado pelos cursos de liderança em qualquer âmbito escolar, no entanto essa disciplina acontece dentro do aprendizado da capoeira com uma normalidade que, nós, capoeiristas ainda não nos demos conta dessa disciplina educacional.
www.capoeiranews.com.br

Um comentário:

  1. Exato,objetivo,abrangente e perfeito.Meus parabens Mestre Indio ( meu amigo,meu irmao de capoeira),Nos capoeiras ( os verdadeiros capoeiras),apoiamos totalmente esta posiçao,e por ela temos e devemos lutar.Salve a capoeira e viva meu Mestre!!!

    ResponderExcluir