quarta-feira, 2 de março de 2016

GALO JÁ CANTOU (2)



GALO JÁ CANTOU (2)

O domínio de conduzir um aluno à correta execução do movimento, dentre tantos movimentos da capoeira, é fundamental para a evolução desse aluno. Mais uma vez a pedagogia (arte, prática ou profissão de ensinar) acontece sem a consciência de outra atividade que conquistamos.
O aprendizado na execução dos instrumentos que compõe a roda de capoeira, desperta nos alunos a sensibilidade musical. 
Sem esquecer o instrumento central da roda que é o berimbau, a constituição do berimbau sucinta um profundo questionamento, porque ele é diferente de qualquer outro instrumento, exigindo do capoeirista exímia habilidade, tanto no tocar como na confecção do berimbau (luthier).
Luthier – profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de cordas com caixa de ressonância: violão, violinos...
O berimbau é o condutor da energia que provoca no capoeirista um processo terapêutico, dando a frequência necessária à integração do jogador de capoeira com sua energia interna, causando a grande transformação na percepção do mundo que o rodeia (frequência de liberdade, confiança, segurança e determinação), assim foi durante todo o período de uso da capoeira como libertação e logo depois como arma de poder nas negociações no Império e República Brasileira.
www.capoeiranews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário