quarta-feira, 16 de março de 2016

GALO JÁ CANTOU (4 final)


GALO JÁ CANTOU (4 final)

A criação de grupos de estudos ou colegiado com a função de materializar as atividades internas da capoeira, que é ignorada até mesmo pelos capoeiristas, em virtude da ausência de investigação dessa tradição que é passada através da comunicação oral e até hoje vigora.
Já estamos no século XXI e se não apreciarmos a capoeira pela ótica da mecânica quântica (medicina vibracional), realmente não teremos a percepção consciente dos benefícios que ela nos proporciona. E assim daremos a capoeira uma classificação que ela realmente é: ciência ou possivelmente um termo novo a ser criado, inerente ao universo dela.
Poderemos então mostrar às autoridades que uma legislação específica terá que ser criada para abrigar a capoeira.
A capoeira pode descer ao nível do esporte, da luta, ao mundo da cultura, da musicoterapia, mas capoeira é capoeira com vida e processo independente das classificações vigentes.
Capoeira deve ser encarada como uma escola de líderes, empreendedores, músicos, luthiers, atletas e terapeutas. Tudo acontece simultaneamente na prática da capoeira e nós capoeiristas precisamos investigar as interdisciplinas que permeiam a capoeira e definir a grade curricular.
Essa tradição foi passada de boca a ouvido por séculos e esta na hora de descrever cada particularidade desse imenso mundo da capoeira de forma que o mundo entenda sua grandeza.
Proposições:
Formar um colegiado para:
a) criar a árvore estrutural da capoeira.
b) criar o melhor caminho para colocar a capoeira dentro da constituição como matéria distinta.
c) amadurecer os temas inerentes à capoeira, na Constituição e nos órgãos deliberativos: federal, estadual, municipal, tribunais superiores...


Capoeira é uma manifestação muito anterior ao Brasil Império, ela vem evoluindo por mais de três séculos sem a devida compreensão da sua magnitude. Nossa primeira constituição é de 1824 e agora com a atual constituição de 1988 entendemos que ainda há enormes conflitos quanto à definição da capoeira dentro do nosso livro primeiro. Então estamos dirigindo essa carta objetivando novo entendimento da capoeira e libertá-la dos interesses de mantê-la ainda na escravidão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário