quarta-feira, 14 de outubro de 2015

IPHAN E A CAPOEIRA NO PARANÁ

IMG_0117
foto ilustrativa

Em reunião, no último dia 11 de outubro, na cidade de Toledo, o Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira do Paraná definiu as normas para o Ciclo de Renovação do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná, segue abaixo:

Normas para Renovação do Comitê Gestor da Capoeira no Paraná.
1 – O segundo Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná será composto por 11 membros e 11 suplentes, podendo ser candidatos e votantes capoeiristas graduados a partir de professor.
2 – As eleições serão realizadas em quatro etapas regionais, com a eleição de 2 componentes e 2 suplentes nas etapas do Oeste, Norte e Litoral. Na etapa de Curitiba e Região Metropolitana Estendida (Compreendendo a Região Centro-Sul do Paraná) serão eleitos 3 representantes, sendo um obrigatoriamente da RM.
3 – As eleições serão realizadas por meio de “chapas”, compostas por titulares e suplentes. Os suplentes deverão participar das reuniões em caso de ausência do titular e poderão tornar-se titulares em caso de desistência do titular. Em caso de presença de ambos nas reuniões, o suplente terá apenas direito a voz e não a voto.
4 - Cada grupo poderá candidatar apenas uma chapa por região. Poderá ser eleita apenas uma chapa de cada munícipio, salvo Curitiba, que poderá ter escolhidas no máximo duas chapas. Caso as chapas vencedoras sejam da mesma cidade, a segunda colocada será eliminada, dando lugar à terceira mais votada, e assim sucessivamente.
5 - As duas vagas não votadas no processo eleitoral serão preenchidas através de eleições realizadas internamente pelo novo Comitê Gestor, a fim de atender os critérios estabelecidos de representatividade de gênero, com pelo menos uma vaga destinada a mulheres, diversidade da Capoeira (Angola, Regional, Contemporânea) e hierarquia (presença de professores, Contra-Mestres e Mestres).
5 – O papel do membro do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira é: 1) Representar a Capoeira de sua Região, levando em consideração a diversidade de mestres e grupos; 2) Construir junto ao Iphan as diretrizes para salvaguarda da Capoeira no Paraná; 3) Participar das reuniões do Comitê Gestor; 4) Justificar as ausências nas reuniões, aqueles que faltarem em duas reuniões consecutivas sem justificativa serão automaticamente desligados, sendo convocado seu suplente para assumir a cadeira titular; 5) Em caso de desistência do titular e do suplente será convocada a chapa colocada em terceiro lugar, caso sejam os membros votados pelo próprio comitê gestor serão feitas novas eleições internas.
As etapas acontecerão nas seguintes datas:
Etapa Oeste - Foz do Iguaçu: 13 de novembro, 8h30, Auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
Etapa Norte – Maringá: 20 de novembro, 8h30, Auditório da Câmara de Vereadores de Maringá.
Etapa Litoral – Paranaguá: 28 de novembro, 8h30, Auditório da Casa Cecy - Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá.
Etapa Curitiba, Região Metropolitana Estendida (Região Centro-Sul) – Curitiba: 13 de dezembro, no Espaço Cultural e Esportivo da Associação Cultural dos Bancários de Curitiba.

Geslline Giovana Braga Consultora da Unesco para
Difusão da Política de Patrimônio Imaterial no Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário