sábado, 9 de julho de 2016

MESTRE PARANÁ


Osvaldo Lisboa dos Santos, o Mestre Paraná, nasceu em 25 de setembro de 1922 em Salvador – BA, filho de Cândido Lisboa dos Santos e Albertina Maria dos Santos. Faleceu em 7 de março de 1972 no Rio de Janeiro - RJ.
Mestre Paraná iniciou na capoeira aos 10 anos de idade, na região do Alto das Pombas, no bairro da Federação em Salvador, no ano de 1932, com o Mestre Antônio Corró, que nasceu em 1870, ex-escravo, analfabeto e carroceiro do Cais Dourado em Salvador.
Veio para o Rio de Janeiro - RJ no final dos anos 1940, já acompanhado de Maura Bastos (a Tia Maura), logo após sair da Marinha do Brasil, onde treinou boxe e cumpriu o serviço militar.
Teve como primeira moradia no Rio de Janeiro o bairro do Flamengo, posteriormente mudou-se para a Av. Itaóca em Bonsucesso, depois para a Rua Miguel Burnier (também em Bonsucesso), onde fundou o Grupo Folclórico de Capoeira São Bento Pequeno e finalmente a Rua Miringa em Realengo.
Foi o único mestre de Capoeira a tocar berimbau na Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde foi percussionista e também o único mestre de capoeira a possuir uma CARTEIRA DA ORDEM DOS MÚSICOS para BERIM-BAU (assim está escrito na carteira).
Gravou um compacto duplo pela CBS em 1963, "Capoeira Mestre Paraná", com toques de Angola, São Bento Grande, São Bento Pequeno e o corrido Avise A Meu Mano, de sua autoria.
Apresentou-se no Brasil e em Portugal, com a peça “O Pagador de Promessas” (de Dias Gomes) acompanhando a Cia. de Danças de Mercedes Batista e no cinema junto a atores como Oscarito e Grande Otelo.

Faleceu no próprio local de trabalho, o IPASE (no centro do Rio) onde foi marceneiro muito admirado e conceituado (daí talvez a razão dos seus berimbaus, verdadeiras obras-primas).

3 comentários:

  1. Obrigado mestre por esse artigo. Muito legal a historia do Mestre Paraná.

    ResponderExcluir
  2. Ele era cunhado da minha falecida avó! Minha mãe diz que todas as crianças da família eram doidas por ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, me chamo Dani Lisboa e sou sobrinha neta dele. Estou fazendo um estudo sobre o tio e gostaria de toda informação possível. Pode entrar em contato? adanilse@gmail.com

      Excluir