segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Capoeirista de Ponta Grossa (PR) busca apoio para torneio da Europa



arede.info/esporte

Conheça a história de Adriano ‘Piro’ Ferreira, que se apaixonou pela arte marcial após assistir, sem querer, ao filme Esporte Sangrento. Hoje ele acumula um título mundial.
Existem histórias que facilmente virariam um filme. A vida do capoeirista ponta-grossense Adriano Ferreira, por exemplo, é uma delas. Com dois títulos mundiais na modalidade, ‘Piro’ – como é conhecido dentro do Grupo Muzenza, onde pratica a arte marcial – conheceu o esporte de um jeito totalmente inesperado.
“Eu ainda era meio criança – acho que uns 12 anos – e estava em uma locadora de filme. Fui buscar o ‘Tartarugas Ninjas’ para assistir em casa. Mas o pessoal da locadora cometeu algum engano e eu acabei levando, sem querer, o filme ‘Jogos Sangrentos’ para casa. Fiquei muito bravo na hora, mas decidi assistir mesmo assim”, conta. E foi aí o primeiro contato com a capoeira, por volta dos anos 2000.
“Eu gostei muito daquilo e queria praticar, mas meu pai não tinha dinheiro para me colocar em alguma escola. No começo eu treinava com um amigo na grama, até que um dia tive a oportunidade de entrar para a Muzenza”, diz. Já na academia, ‘Piro’ começou a treinar com mestre Alceu Zagurski, conhecido ‘Polaco’, a partir de 2001.
De lá pra cá foram 15 anos de aprendizado, dois títulos brasileiros e um mundial para a carreira como capoeirista. “Eu não tinha muita noção do que era a capoeira, mas comecei a me especializar com o mestre Polaco e foram aparecendo as oportunidades de disputar campeonatos”, explica.
Graduado com a corda verde-e-azul, Adriano Ferreira recebeu recentemente a oportunidade para ministrar cursos na Europa, em academias do Grupo Muzenza espalhados pelo continente. “A expectativa é ficar alguns meses trabalhando com pessoas por lá [Europa] e trocando aprendizados”, ressalta. Hoje a Muzenza está presente em mais de 35 países – incluindo o Brasil. Os cursos devem ocorrer logo após o Campeonato Europeu, que ocorre no início de novembro.
Atleta busca apoio para viagem
Recentemente Adriano Ferreira foi convidado pela organização internacional do Grupo Muzenza para a disputa do 8º Campeonato Europeu de Capoeira, que será realizado entre os dias quatro e seis de novembro na cidade portuguesa de Cintra. Para disputar a competição, o atleta busca apoios e parcerias financeiras para auxiliar com viagem e hospedagem. O contato com Adriano pode ser feito pelo telefone (42) 9938-2228.

/FOTO: CRISTIANO BARBOSA/AREDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário