quarta-feira, 5 de outubro de 2016

"...O VERDADEIRO OBJETIVO DA GUERRA É A PAZ"

















Depois de quatro séculos de luta, a capoeira espalha a paz pelo mundo, conforme a máxima de Sun Tzu: “… o verdadeiro objetivo da guerra é a paz”.
No Brasil após muitos séculos de luta, a arte capoeira ganha agora o coração de milhões de praticantes e no mundo inteiro também.
A primeira vista é incompreensível para qualquer pessoa que, dentro de uma simples dança, está camuflada uma verdadeira arte marcial, com princípios, regras, ética, filosofia e muito combate mortal.
Quanto ao combate mortal, está registrado desde o nascimento da capoeira entre os escravos, desprovidos de qualquer tipo de arma para o combate contra seus opressores. Os escravos tiveram na capoeira uma arma eficientíssima. Essa mesma arma foi transmitida disfarçada em dança para ser passada aos companheiros de senzala e no futuro foi conquistando todo tipo de gente necessitada de defesa pessoal.
A teoria de Tsun Tzu, em A Arte da Guerra, da adaptabilidade às situações, resume-se em: “Tal como a água se adapta à conformação do terreno, também em guerra terá de ser adaptável, empregando-se com frequência táticas de conformidade com as posições dos adversários.”  Assim é na capoeira.
www.capoeiranews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário