segunda-feira, 22 de junho de 2015

SISNANDO E MESTRE BIMBA


Sisnando

e o começo da Capoeira Regional

Muitos foram os mestres e praticantes de forma geral que através de seus esforços serviram de ponte para a capoeira ser o que é hoje. Alguns ganharam notoriedade nesse universo e se tornaram a personificação da história dessa arte. Já outros, trabalharam quase que anonimamente mas não de forma menos importante para o desenvolvimento da capoeira.
Sempre que a questão abordada é a Capoeira Regional, sem o menor esforço lembramos imediatamente de Manoel dos Reis Machado o genial Mestre Bimba. Bimba com habilidade impar fez uma série de manobras para inserir a capoeira, ou em um primeiro momento a luta regional baiana no cenário sociocultural da época.

Um personagem chave nesse processo foi José Sisnando Lima conhecido na capoeiragem pelo sobrenome de Sisnando.
Sisnando nasceu em Crato no Ceará, e em decorrência das dificuldades locais somadas ao clima difícil da região, foi o único sobrevivente de cinco irmãos. Forte por destino, aos 14 anos já era considerado o homem mais forte da sua cidade. Tinha duas coisas em mente, estudar medicina e trabalhar com agricultura.
Em suas andanças foi praticante de jiu-jitsu, e ao chegar a Bahia para estudar medicina se interessou pela capoeira que já se ouvia falar em outros cantos do Brasil. Muito procurou aquela capoeira que lhe foi relatada, onde o sujeito capoeirista enfrentava outro armado de faca e ainda levava vantagem. Não achou!
Falando de sua procura ao cozinheiro da pensão onde morava, o mesmo lhe disse que sabia o que estava procurando e o levou para conhecer um tal de Bimba, negro alto e forte que trabalhava como carvoeiro. Bimba ainda não era afamado, e a princípio relutou em ensinar capoeira a Sisnando dizendo que aquilo era coisa de preto e não de branco. Sisnando insistiu, e Bimba propôs um teste, o lendário desafio do colar de força. Sinando então submeteu seu pescoço ao apertar do braço de Bimba por três minutos... Resistiu... ai não teve jeito, Bimba teve eu lhe ensinar a capoeira.
Sisnando então passa a ser um expoente da capoeira em outras camadas sociais, principalmente a de universitários estudantes de medicina. Conjuntamente a essa maior aceitação, Bimba com a influência direta de Sisnando insere outros golpes na tradicional capoeira, cria um método de ensino, introduz a formatura, a festa do batizado, e ainda muda o nome de capoeira para Luta Regional Baiana. Tudo isso não pensando descaracterizá-la ou em transformar a capoeira em outro algo como muitos dizem, e sim para fugir dos termos da lei que proibiam a capoeira.
Em um segundo momento, Sisnando por identificação política ou geográfica passa a fazer militâncias fervorosas para o então interventor do governo da Bahia Juracy Magalhães, que também tinha as suas raízes no estado do Ceará. Em certa passagem em uma manifestação contra o interventor, Sisnando sobe em um palanque portando um punhal e coloca manifestantes avessos a Juracy para correr. Ah segundo o próprio Sisnando, o punhal foi presente de Lampião antes que ele deixa-se o Ceará.
Juracy Magalhães sabendo do empenho desse jovem manda que o localizem e daí nasce uma grande amizade. Pouco tempo depois Sisnando assessora algumas atividades do interventor e vai morar no palácio do governo.
Essa proximidade de Juracy e Sisnando abre as portas para Bimba levar a capoeira ao palácio do governo. A partir daí, a capoeira ganha autorização legal para sua prática em lugares fechados. Bimba recebe o título de Instrutor de Educação Física e ainda a autorização para o funcionamento de sua academia sob o nome de Centro de Cultura Física e Capoeira Regional.
Além disso, Sisnando também provou o seu valor como capoeira, em diversas rodas era testado por ser o homem branco de Bimba e nunca decepcionou. Em certo feito, visitou uma academia de judô e karatê na Bahia, afirmou que a capoeira era a mais eficiente das lutas e foi prontamente contrariado pelo mestre do local. Então desafiou o mestre dizendo que enfrentaria os seus 3 melhores alunos ao mesmo tempo, e que depois de derrubar o terceiro, o primeiro ainda não haveria se levantado. Dito e feito!
Sem dúvida nenhuma o lugar de destaque e a aceitação da capoeira em diversas camadas sociais se deve a habilidade, originalidade, conhecimento e liderança de Mestre Bimba. Isso é inquestionável. 
Mas não devemos nos esquecer de muitos que trabalharam arduamente para a ascensão e perpetuação da capoeira em nosso cenário sociocultural.
José Sisnando Lima é um desses, um dos mais importantes!
Como dizia Mestre Ângelo Decânio “ A Pedra Fundamental”

http://rodadosabercapoeira.blogspot.com.br/2015/03/sisnando-e-o-comeco-da-capoeira-regional.html

6 comentários:

  1. Estou curioso sobre outras coisa, quando ele nasceu quando ele morreu e si ele volto pro Ceará.

    ResponderExcluir
  2. Nasceu em 9 de outubro de 1914 no Crato, Ceará.
    Faleceu em 10 de Dezembro de 1984 em Salvador, Bahia.

    ResponderExcluir
  3. Nasceu em 9 de outubro de 1914 no Crato, Ceará.
    Faleceu em 10 de Dezembro de 1984 em Salvador, Bahia.

    ResponderExcluir
  4. Meu tio Sisnando, cunhado de minha mãe, uma lenda que cultuo desde criança.

    ResponderExcluir